Certificações
A EDZA ÁREAS DE ATUAÇÃO CLIENTES PRODUTOS NOTÍCIAS FALE CONOSCO CURRÍCULOS
FAPESB aprova projeto AVQAR monitoramento ambiental.

Publicado em 15/1/2011

Em função da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil e Salvador sendo escolhida como uma das sub-sedes do evento, iniciativas começam a ser tomadas, para controle da qualidade do ar. A FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), em seu Edital 014/2010,aprovou o projeto Sistema de baixo custo para avaliação da qualidade do ar, AVQAR.

O AVQAR será desenvolvido principalmente para cidades com mais de 500 mil habitantes, com o objetivo de controlar a atmosfera nas diversas áreas, com diferentes níveis de concentrações de poluentes e visando principalmente o diagnóstico da qualidade do ar associado à saúde humana.

O projeto AVQAR é da EDZA - Planejamento, Consultoria e Informática, em parceria com a UFBA, NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) e LAQUAM (Laboratório de Química Analítica Ambiental).O sistema terá o desenvolvimento iniciado nos primeiros meses de 2011 e o produto estará disponível para comercialização a partir de 2012. Ele é constituído por um conjunto de amostradores passivos com possibilidade de medir até 10 poluentes simultaneamente.Esse conjunto é capaz de captar gases contaminantes e poluentes do ar, incluindo aqueles que são considerados convencionais e passíveis de monitoramento e controle no país.

Quando poluentes estão em concentrações acima dos padrões de qualidade, poderão afetar a saúde da população, bem como ocasionar danos à flora e fauna, aos materiais e ao meio. A cidade de Salvador tem cerca de 2,7 milhões de habitantes, mais de 700 mil veículos circulando e cerca de 40 bairros. Para esse controle o AVQAR poderá complementar nesta capital, por exemplo, estações sofisticadas de monitoramento do ar, visto que são necessários muitos pontos para diagnosticar a qualidade da sua atmosfera.

Mesmo em locais onde não haja outro tipo de monitoramento do ar, o AVQAR atenderá a demandas em uma grande abrangência espacial, por ser de custo unitário baixo.

 

Sérgio Jones

http://www.jornalgrandebahia.com.br/materia.asp?id=26148

Mais notícias >>
Busca:
LiveZilla Live Help
NOSSOS PRODUTOS
ACESSO AO APLICATIVO
PARA GESTÃO AMBIENTAL
ACESSO AOS APLICATIVOS
PARA GESTÃO PÚBLICA
Escolha o tipo de Entidade
para visualizar o login de acesso