A utilização dos Sistemas de Gestão Municipal EDZA propicia aos gestores do planejamento municipal o acesso a inúmeros instrumentos proativos no processo decisório, que merecem um destaque especial tanto pela gama de informações específicas que são disponibilizadas de forma estruturada, quanto pela ampla flexibilidade de incorporação de modelos quando são identificados novos segmentos de interesse administrativo.
Na configuração padrão estas são algumas das áreas de atuação do planejamento físico que podem se beneficiar pelos bancos de informações integrados pela EDZA:
Ao Sistema de Gestão Municipal EDZA podem ser agregados recursos de geoprocessamento onde as informações são consolidadas com à área geográfica do município coberta por cartografia digital, podendo ser facilmente disponibilizadas aos gestores municipais como ferramentas de apoio ao processo de tomada de decisão.
A utilização desta tecnologia permite a integração de bases de dados, através de interface gráfica, gerando mapas temáticos que permitem precisas análises gerenciais. Quaisquer informações de outros sistemas que possuam referências espaciais poderão ser geo-referenciadas e disponibilizadas facilmente.